Inicialmente, vale dizer que pela Aplicação Compare é possível acompanhar a performance do mercado, atores e conclusões para melhor posicionamento em visitas técnicas administrando e medindo a gestão tempo, pessoas e insumos e Decision permite a análise de tendências de julgamento e o valor de cada ação. Antecipe resultados com a análise preditiva e conduza os seus processos de maneira estratégica e eficiente.

A performance refere-se puramente ao resultado da sentença de 1º grau do processo judicial. Se foi boa para a empresa, ou seja, se ela ganhou (extinta, improcedente) ou se é ruim para a empresa, se ela perdeu (parcialmente procedente ou procedente). Ou seja, aqui, avaliamos apenas os processos da carteira sentenciados.

O percentual apresentado refere-se a metodologia abaixo. O número de processos refere-se à quantidade de casos com sentenças avaliadas. A média de duração refere-se ao tempo médio em dias que aquela população de processos foi sentenciada contando os dias a partir da distribuição.

A fórmula de performance não é calculada utilizando uma média ou percentagem comum. A razão disso é que no Judiciário há quantidades diferentes de processos envolvidos, muitas vezes de magnitudes diversas. Uma comarca ou juiz pode ter 5 processos do cliente X e em outros lugares, centenas. Nesse caso, a média não é adequada.

Para carteiras passivas, "perder" significa um resultado Procedente ou Parc. Procedente e "ganhar", Extinto Sem Resolução ou Improcedente. Agora, considere que em uma comarca esse cliente X perdeu 5 casos e ganhou 5. Em outra comarca, perdeu 50 e ganhou 50. Apesar da média ser 50% nas duas, na realidade esta não é uma comparação correta. O fato é que em uma comarca (a segunda) há 10x mais casos, logo nós temos muito mais "confiança" no resultado, ou mais próximo da possível real média 50%. A segunda comarca então deve ser ranqueada acima da primeira.

Existe uma fórmula que resolve esse problema utilizando intervalos de confiança. Acesse a fórmula clicando aqui. Além disso existe um calculador que pode ser acessado aqui.

Utilizando o método acima, na comarca 5/5 o resultado é 23%. Na segunda 50/50, 40%. Logo a segunda comarca vai vir ranqueada acima da primeira. O mesmo método é usado na tabela do Compare e permite que comparemos adequadamente comarcas com 10 processos com comarcas com 10000 processos. O uso dessa fórmula permite uma decisão gerencial bem mais sólida que se utilizássemos uma média simples pois leva a quantidade de evidência (num. de processos), em consideração.

Esse tipo de ranqueamento é usado em vários sites (Amazon, Reddit, etc) e permite a comparação de produtos com quantidades de reviews diferentes. Um produto com 5/10 feedbacks positivos é ranqueado abaixo de um produto com 50/100 feedbacks positivos. Nós usamos o mesmo método, mas para resultados de julgamentos. Vale lembrar que se o número de processos for alto, a fórmula acima vai convergir para a média aritmética.


Leia também

Não encontrou o que procurava? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@deeplegal.com.br ou WhatsApp.

Encontrou a sua resposta?